Curta nossa página no Facebook: http://www.facebook.com/ProjetoEncena
Veja matéria sobre o Encena na revista eletrônica Questão de Crítica: http://www.questaodecritica.com.br/2013/01/grupos-em-processo-de-criacao/

terça-feira, 20 de novembro de 2012

Cobertura 19/10/12 - 2° dia (Parte II)


Encena II – Desvendando o Processo

Por Paula Lanziani
 
            Em “Jumbo”, do grupo Cia. de Teatro Baú da Baronesa, direção de Joana Lebreiro, dramaturgia de Cilene Guedes, com Cilene Guedes, Fernanda Bastos, Fernanda Huffel, Heloísa Lazari, Letícia Milena, Naiana Borges e Nina Pamplona no elenco, tudo é intensificado pela temática, pelo cenário prisional, pela presença da mulher que pelo amor se sujeita a humilhações e maus tratos em uma fila de visita aos presos, seus homens. Filhos, amantes, esposos, pais. É amor que compadece, que se coloca ao lado do sofrimento do outro trazendo conforto. O humor também está ali. É a vida toda, sem dualidades.


Cia. de Teatro Baú da Baronesa (Foto de Nelson Soares)
 

            E mais uma vez o humor aparece em “As Almas Pertencem a Deus”, de José Majestic, apresentado pela Zimba Cia. dos Atores com adaptação e direção de Eduardo Katz, com Jorge Santos, Reinaldo Scirius, Sonia Nogueira, Dani Góes, Fernando Oliveira e Ricardo Kaettano no elenco. Nesse melodrama em formato de radionovela, com todos os seus exageros e intensidades, é o amor impossível que movimenta a ação cênica, revelando preconceitos, a condição da mulher, o amor que luta contra a sociedade: retratos de uma época, à la Romeu e Julieta.
 
 
Zimba Cia dos Atores (Foto de Ada Mello)
 
             Por fim, gostaria de dedicar um lugar especial ao  monólogo de Fauxto Freitax.“Coisas que eu sempre quis dizer a você mas nunca tive coragem”, texto , direção e atuação do próprio. Este foi talvez o espetáculo mais ousado dentre os cinco apresentados. Não pela temática, mas pela ousadia de apresentar um trabalho em processo, realmente. Ali se viu a busca do artista em entender o que se fazia, testar a recepção ao trabalho, iluminar certos pontos. Com certeza, a apresentação no Encena fortaleceu essa criação, ajudando a tornar consciente escolhas até então inconscientes. Problematizando a proposta. O processo de criação, difícil e contínuo, foi o protagonista deste monólogo, sendo coerente à proposta do Encena – Desvendando o Processo, que oferece um espaço-tempo para a experimentação e criação de grupos e artistas. 

 
Fauxto Freitax (Foto de Tati Carvalho)
 
 
            Vida longa ao Encena – Desvendando o Processo!

Encena II – Desvendando o Processo, mostra de processos criativos em artês cênicas, foi realizada nos dias 18 e 19 de outubro na Galeria TAC (Centro, Rio de Janeiro - RJ), com organização da GMALTA Produções e da Oz Comunicação e Gestão de Pessoas. O apoio institucional foi da Galeria TAC e da Oz Comunicação e Gestão de Pessoas.



Nenhum comentário:

Postar um comentário