Curta nossa página no Facebook: http://www.facebook.com/ProjetoEncena
Veja matéria sobre o Encena na revista eletrônica Questão de Crítica: http://www.questaodecritica.com.br/2013/01/grupos-em-processo-de-criacao/

Cia de Teatro Baú da Baronesa: "Jumbo"

 
 

 
 
Quem somos
 
"Três intensos anos de convivência na mesma escola de teatro, a CAL, forjaram a fogo – e algumas lágrimas; e muitas gargalhadas - os elos de admiração que agora unem sete jovens atrizes em torno de um projeto comum: fazer acontecer teatro. O Baú das Baronesas tem um grande repositório, não de dados empoeirados, mas de experiências contínuas. Pessoais, conjuntas, coletivas. Serão elas nossos principais elementos cênicos."

Apresentação
 
"Jumbo: embrulho de comida, roupas e produtos de higiene levado ou enviado aos presos rotineiramente por suas famílias.

Quinhentas mil pessoas formam a população carcerária brasileira, segundo o Departamento Penitenciário Nacional. Destas, 445 mil vivem em presídios. A imensa maioria, homens. Do lado de fora, uma outra população está presa a eles: a imensa maioria, mulheres. O potencial dramático das histórias das mulheres que visitam presidiários e seu caráter em grande medida sintético da condição feminina seduziram sete atrizes – Cilene Guedes, Fernanda Bastos, Fernanda Huffel, Heloísa Lazari, Letícia Milena, Naiana Borges e Nina Pamplona – a empreender uma visita a esta realidade.
Surgiu assim o projeto “Jumbo”. Sete atrizes, sete mulheres visitando seus homens - namoradas, esposas, mães, irmãs, filhas. 
A dramaturgia, da atriz e jornalista Cilene Guedes, é embasada em entrevistas com mulheres relacionadas a presidiários, ex-detentos, estudiosos e documentaristas do tema. Para a encenação foi convidada Joana Lebreiro, diretora com crescente interesse no tema do entrelaçamento entre as linguagens do documentário e d ficção, cujos espetáculos anteriores abordaram continuamente as relações entre memórias individuais e coletivas, reais e ficcionais. 
Reaproveitamento e criatividade são regras de sobrevivência na cadeia e palavras de ordem no espetáculo."
 


Ficha Técnica

Dramaturgia: Cilene Guedes
Direção: Joana Lebreiro
Elenco: Cilene Guedes, Fernanda Bastos, Fernanda Huffel, Heloísa Lazari, Letícia Milena, Naiana Borges e Nina Pamplona

Link: http://www.facebook.com/#!/baudabaronesa


Nenhum comentário:

Postar um comentário