Curta nossa página no Facebook: http://www.facebook.com/ProjetoEncena
Veja matéria sobre o Encena na revista eletrônica Questão de Crítica: http://www.questaodecritica.com.br/2013/01/grupos-em-processo-de-criacao/

1ª Edição - Grupo Garimpo: "Nível 6"


Foto: Rosano Mauro Jr.


Currículo
O Grupo Garimpo é um grupo de teatro de pesquisa que, desde 2007, reúne artistas de diferentes Estados do Brasil. A feitura dos nossos projetos é um misto de pesquisas temáticas, processos colaborativos e intercâmbios artísticos, na tentativa de responder aquilo que ainda não sabemos como traduzir em palavras, mas apenas em ação. Os integrantes do grupo são: Luiza Rangel, Marina Mercier, Ricardo Libertini e Vanessa Silveira.


Espetáculos
Oz (2008), dirigido por André Garcia Alvez, apresentado no evento Arte em Laranjeiras e Cosme Velho, FAETEC de Quintino, Periferia Sustentável em Duque de Caxias, Circuito Estadual das Artes em Macaé e Projeto Geringonça, no Sesc Tijuca; Nível 6 (2010), dirigido por Ricardo Libertini, apresentado no evento do IBAM Cultural, no Laurinda Santos Lobo, no José Bonifácio, no Casarão Austragésito de Athayde, Mostra Fringe do Festival de Curitiba, Armazém XIX na sede do grupo XIX de Teatro; e Pai e filha, ainda em processo de criação e pesquisa. Além dos espetáculos, foram realizados intercâmbios com Eduardo Vaccari e Sergio Siviero, ambos em 2011.

"Nivel 6"
É um espetáculo teatral de produção independente que expõe o comportamento de três personagens: uma cortesã do século XIX, uma moça de classe alta dos anos 20 e um blogueiro de 2009, que compartilham com o público o fato de estarem em quarentena diante do caos instaurado em diferentes surtos epidêmicos na cidade do Rio de Janeiro. O espetáculo é fruto da decisão tomada em 2009 de pesquisar a temática do medo. Naquele mesmo ano, eclodiu a pandemia da gripe A H1N1. Sempre presentes na história da humanidade, as epidemias continuam a interferir no comportamento das pessoas, trazendo medo e preconceito para dentro da sociedade. Sendo assim, "Nível 6" foi concebido sob a ótica da proteção. Durante o processo de criação, fizemos apresentações no Festival de Curitiba e no projeto Armazém XIX do Grupo XIX de Teatro, em São Paulo, em 2011. A partir destas experiências identificamos pontos cruciais que levantaram questões para repensarmos a estrutura da peça. Por isso, desde novembro de 2011, estamos trabalhando intensamente para amadurecer e realizar novas ideias e apresentá-las para o público carioca e mineiro a fim de comemorar os 5 anos do grupo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário