Curta nossa página no Facebook: http://www.facebook.com/ProjetoEncena
Veja matéria sobre o Encena na revista eletrônica Questão de Crítica: http://www.questaodecritica.com.br/2013/01/grupos-em-processo-de-criacao/

1ª Edição - Grupo Rascunho: “Nelson ou Ensaio sobre o amor pelo buraco da fechadura”




Currículo

O grupo RASCUNHO é composto por quatro integrantes/atores/produtores/diretores: Rafael Oliveira, Isabella Mariotti, Junior Aladier e Mayara Máximo e existe desde outubro de 2011. Nesse primeiro projeto desenvolvemos um trabalho rigoroso de pesquisa e investigação, pensando inicialmente num jeito de nos colocarmos enquanto atores, artistas e cidadãos. Para a montagem do espetáculo “Nelson ou Ensaio sobre o amor pelo buraco da fechadura” pesquisamos o teatro “Híbrido”, teatro “Documentário”, usando basicamente como linguagem o naturalismo contemporâneo baseado na vivência e impressão de cada ator em cena. Criar uma obra Híbrida, esse é o grande objetivo, misturar, desconstruir e reorganizar vários elementos. Nessa criação coletiva passamos pela escrita pessoal, pela pesquisa de movimento, pela fotografia, música, pintura, tudo e qualquer forma que encontre expressão no indivíduo que a produz.



“Nelson ou Ensaio sobre o amor pelo buraco da fechadura”

O projeto nasceu em janeiro de 2012 como fruto da necessidade de 4 pessoas de dizer alguma coisa urgentemente. Somando o que precisávamos dizer, com o tempo chegamos numa espécie de homenagem ao centenário de Nelson Rodrigues. Assim, partimos das suas peças, contos e vida para chegar num lugar de impressão - ora individual, ora coletivo -, preocupando-nos com o que cada um dos quatro atores em cena tem a dizer sobre o que lê, o que vê e o que sente. Partimos de Nelson, continuamos nele, mas chegamos no amor, no amor pensado antes mesmo dele ser um nome, chegamos na vida e nos percebemos num ensaio. Podemos dizer que a peça é uma foto 3x4 do pensamento, tudo acontece e acaba quase ao mesmo tempo. Existe absurdo, exaustão, repetição... exposição, verdade, repetição... e aos poucos a gente vai fazendo Teatro antes mesmo dele ter esse nome.  A peça estará em cartaz do dia 17 de julho até 3 de outubro no Teatro Candido Mendes em Ipanema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário