Curta nossa página no Facebook: http://www.facebook.com/ProjetoEncena
Veja matéria sobre o Encena na revista eletrônica Questão de Crítica: http://www.questaodecritica.com.br/2013/01/grupos-em-processo-de-criacao/

Cia. Teatro da Estrutura: "Vem!"





Histórico da Cia.

No ano de 2007, o diretor Márcio Zatta e alguns atores capixabas chegaram a Curitiba-PR para apresentarem um repertório de espetáculos. Nesse repertório estavam espetáculos que obtiveram grande sucesso na Capital capixaba e nas principais cidades do Espírito Santo, Minas Gerais e Bahia.
Ao final da temporada paranaense, Zatta, que vinha realizando laboratórios e estudos teatrais sobre o Método “O Teatro da Estrutura” com alguns desses atores, fez a proposta para que continuassem por Curitiba até o final de 2007 e no início de 2008 se transferissem para o Rio de Janeiro. Aceita a proposta, partiram para a montagem do primeiro trabalho da Cia., a polêmica peça “97 Sura”, espetáculo realista que fala sobre as fases da vida na visão do alcorão, que permaneceu em cartaz de outubro a dezembro no Teatro Cultura em Curitiba, obtendo sucesso de público e excelente reconhecimento da crítica especializada e da classe artística paranaense. Em 2008, como combinado, a Cia. se transfere para o Rio e encena espetáculos como: "A Cantora Careca", "A Mais Forte, Estruturada", "O Hospital", dentre outros.


Breve Currículo Márcio Zatta

Diretor da Cia Teatro da Estrutura, ator, produtor e autor Teatral, foi diretor artístico por dois anos seguidos do Teatro do Casarão Cultural dos Arcos, na Lapa, no Rio de janeiro. Idealizou e produziu os seguintes projetos de formação de platéia teatral; O Teatro Vai a Escola (Minas Gerais, São Paulo, Bahia, Paraná, Espírito Santo e Rio de Janeiro - 1995 a 2009); Projeto Coração Mambembe 300 dias de Cultura (Minas Gerais e São Paulo - 1996). Criou o Método "O Teatro da Estrutura" (método que funde a verdade do ator e a verdade da personagem literária em busca da verdade absoluta para a criação da personagem cênica.). Ganhou indicações e prêmios em festivais nacionais relevantes. Além das peças da Cia Teatro da Estrutura, dirigiu ainda "Senhorita Júlia", "Mulheres de Nelson", "O Casamento", dentre outras.


"Vem!"
A cena, embrião de um espetáculo longo a ser construído, mostra o estado em que o ser humano se encontra no mundo em que vivemos. O desgaste físico, mental, o estresse movido e causado pela necessidade de sempre estar na frente e possuir cada vez mais. Tudo isso em contraste com o sonho interior da busca de um mundo em que nada disso tenha valor. Um mundo em o que realmente importa é o descanso, a tranquilidade, a serenidade e a paz interior. As pesquisas para "Vem!" começaram em 2011. De acordo com o grupo, "Durante alguns meses vasculhamos e procuramos entender a origem, onde nasce, o pontapé inicial do “embrião” que faz desabrochar este sentimento incontrolável, capaz de nos tornar irreconhecíveis pra nós mesmos." A partir disso, a direção definiu a linguagem do Teatro Físico para a encenação, tendo como suporte na composição dos personagens o próprio método, o do Teatro da Estrutura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário