Histórico da Cia.
No ano de 2007, o diretor Márcio Zatta e alguns atores capixabas chegaram a Curitiba-PR para apresentarem um repertório de espetáculos. Nesse repertório estavam espetáculos que obtiveram grande sucesso na Capital capixaba e nas principais cidades do Espírito Santo, Minas Gerais e Bahia.
Ao final da temporada paranaense, Zatta, que vinha realizando laboratórios e estudos teatrais sobre o Método “O Teatro da Estrutura” com alguns desses atores, fez a proposta para que continuassem por Curitiba até o final de 2007 e no início de 2008 se transferissem para o Rio de Janeiro. Aceita a proposta, partiram para a montagem do primeiro trabalho da Cia., a polêmica peça “97 Sura”, espetáculo realista que fala sobre as fases da vida na visão do alcorão, que permaneceu em cartaz de outubro a dezembro no Teatro Cultura em Curitiba, obtendo sucesso de público e excelente reconhecimento da crítica especializada e da classe artística paranaense. Em 2008, como combinado, a Cia. se transfere para o Rio e encena espetáculos como: "A Cantora Careca", "A Mais Forte, Estruturada", "O Hospital", dentre outros.
Breve Currículo Márcio Zatta
Diretor da Cia Teatro da Estrutura, ator, produtor e autor Teatral, foi diretor artístico por dois anos seguidos do Teatro do Casarão Cultural dos Arcos, na Lapa, no Rio de janeiro. Idealizou e produziu os seguintes projetos de formação de platéia teatral; O Teatro Vai a Escola (Minas Gerais, São Paulo, Bahia, Paraná, Espírito Santo e Rio de Janeiro - 1995 a 2009); Projeto Coração Mambembe 300 dias de Cultura (Minas Gerais e São Paulo - 1996). Criou o Método "O Teatro da Estrutura" (método que funde a verdade do ator e a verdade da personagem literária em busca da verdade absoluta para a criação da personagem cênica.). Ganhou indicações e prêmios em festivais nacionais relevantes. Além das peças da Cia Teatro da Estrutura, dirigiu ainda "Senhorita Júlia", "Mulheres de Nelson", "O Casamento", dentre outras.
"Vem!"
A cena, embrião de um espetáculo longo a ser construído, mostra o estado em que o ser humano se encontra no
mundo em que vivemos. O desgaste físico, mental, o estresse movido e causado
pela necessidade de sempre estar na frente e possuir cada vez mais. Tudo isso em contraste com o sonho
interior da busca de um mundo em que nada disso tenha valor. Um mundo em o que
realmente importa é o descanso, a tranquilidade, a serenidade e a paz interior.
As pesquisas para "Vem!" começaram em
2011. De acordo com o grupo, "Durante alguns meses vasculhamos e procuramos entender a origem, onde
nasce, o pontapé inicial do “embrião” que faz desabrochar este sentimento
incontrolável, capaz de nos tornar irreconhecíveis pra nós mesmos." A partir
disso, a direção definiu a linguagem do Teatro Físico para a encenação, tendo
como suporte na composição dos personagens o próprio método, o do Teatro da
Estrutura.
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