Curta nossa página no Facebook: http://www.facebook.com/ProjetoEncena
Veja matéria sobre o Encena na revista eletrônica Questão de Crítica: http://www.questaodecritica.com.br/2013/01/grupos-em-processo-de-criacao/

quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Resumo do Projeto - Contato


Apresentação

Encena – Desvendando o Processo é uma mostra de processos de criação em artes cênicas criada para levar os grupos de teatro a pensar seus trabalhos coletivamente. A primeira edição ocorreu em 14 e 15 de junho de 2012 na Galeria TAC (Av. Mem de Sá, 319, Centro do Rio).  As regras são simples: cada artista ou grupo tem até meia hora para mostrar cenas ou fragmentos de seu processo de criação. Em seguida, há um debate com o público. Idealizada e organizada por Luciana Guerra Malta (Gmalta Produções) e Dominique Valansi (Oz Comunicação e Gestão de Pessoas), a mostra terá sua segunda edição nos dias 18 e 19 de outubro, novamente na Galeria TAC, com entrada franca.

 Objetivos:

Objetivo geral: Desvendar o processo de criação em artes cênicas, levando os grupos de teatro a pensar seus trabalhos coletivamente.

Objetivos específicos: Possibilitar a troca artística entre grupos de teatro.  Possibilitar a troca entre artistas e público.  Divulgar o trabalho dos artistas participantes no meio teatral. Formar plateia. Amadurecer artística e culturalmente o público (majoritariamente da área de artes cênicas). Promover demonstrações de métodos.

 Justificativa:

A mostra Encena tem uma proposta original: apresentar ao público peças de teatro que ainda não estão prontas.  Essa abertura do processo criativo é uma incrível ferramenta para o aperfeiçoamento do trabalho do artista e uma notável plataforma para o seu amadurecimento. Os critérios de escolha dos participantes visam mesclar artistas iniciantes e experientes, convergindo para a intensificação e a qualidade das trocas entre os grupos e entre os grupos e o público.  O critério de escolha dos grupos é o mais democrático possível: o importante é a presença de uma sólida (ainda que recente) linha de pesquisa de linguagem.  Escolhemos grupos que tenham definido para si um viés próprio e original, independentemente de qual seja a tendência ou influência.

Na prática constatamos que a classe artística gostou imensamente das trocas estabelecidas e o público, mesmo a parcela que não costuma frequentar teatros, satisfez-se mais ou menos da mesma forma, pois fascinou-se com a novidade representada pela exposição dos processos criativos e teve sua curiosidade aguçada em relação a como seriam os espetáculos em sua forma final.

A ideia de tornar a mostra uma realidade ganhou corpo à medida que refletimos sobre a necessidade, no Rio de Janeiro,  de iniciativas originais na área cultural, sobretudo nas artes cênicas, que vive eterna crise de falta de público,  com o duplo objetivo de formar plateia - democratizando o acesso à arte, num evento gratuito -  e  desmistificar o artista - desvendando seu processo de criação.  A aproximação entre artista e plateia só faz amadurecer ambas as partes, pois representa o olhar de fora recriando a criação e o impulso da resposta do criador no sentido de responder a questões que jamais teriam surgido, se não fosse tal interação.

A mostra constitui, ainda, ferramenta de divulgação do trabalho dos grupos para o público presente e também para o grande público da web, por meio de página no Facebook, blog, mailing e ampla divulgação.

Contatos para apoio e patrocínio podem ser feitos através do e-mail encena.teatro@gmail.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário